Empresa Serviços Para Você Responsabilidade Social Contato Home

» Inteligência Emocional como base para a liderança

Existem estudos que apontam quais devem ser a competências, atitudes, qualidades e ações de um líder. A liderança é um assunto que move empresas e colaboradores, sempre na busca pelo líder ideal. Este texto aponta como a Inteligência Emocional torna-se ferramente essencial para a boa liderança,

Por Juliana Saboia

Existem muitos estudos que apontam quais devem ser a competências, atitudes, qualidades e ações de um líder. A liderança é um assunto que move empresas e colaboradores, sempre na busca pelo líder ideal. Inclusive, a palavra "chefe" passou a ser vista com desconforto, como se o chefe fosse um ser ruim, sempre pronto para fazer tudo aquilo diferente que presa a cartilha do bom relacionamento com a equipe e do bom resultado empresarial. A palavra líder começou a ser usada indiscriminadamente, inclusive na nomenclatura de alguns cargos, como se ao se referir ao alguém como "líder de produção" automaticamente aquele profissional fosse adquirir todas as características necessárias para ser líder.

O que as empresas e profissionais esquecem é que líder é aquele que o grupo enxerga como tal, independente do cargo. Ao denominar um cargo pelo pronome de líder de algo, a empresa pode gerar um descompasso, tornando o líder formal (aquele que tem o cargo) em um líder de mentirinha. Mas o foco do artigo não é esse, então, vamos ao que interessa (deixo o assunto do líder formal e informal para outro momento).

Vamos falar da Inteligencia Emocional (I.E), a principal característica que um líder (ou aspirante a líder), seja formal ou informal, deve possuir. Recomendo veemente a leitura do livro Inteligencia Emocional do Daniel Goleman. A I.E nada mais que conseguir controlar as nossas emoções utilizando nossa razão. Alguns pensarão que é impossível, que a emoção sempre fala mais alto. Pois bem, a emoção é instinto animal mais básico, e a razão é o que diferencia os seres humanos dos outros animais. Controlar nossas emoções não significa não prestar atenção em nossa intuição, e sim observar como as emoções podem nãos ser apropriadas em certos momentos, utilizando a nossa razão para fazer as escolhas sensata. Digamos que através deste controle, muitos acidentes, brigas e conflitos seriam evitados. Basicamente o autor apoia-se em cinco características básicas que devemos estimular para termos uma boa Inteligência Emocional: Autoconhecimento, administração das emoções, automotivação, empatia e arte de relacionamento. O site "Blog do emprego" aponta cada uma delas:

1- Autoconhecimento: Quem conhece suas próprias emoções, desejos e limitações pode fazer escolhas e atuar no mundo de maneira mais consciente. Isto pode gerar relações mais saudáveis e como conseqüência uma vida mais feliz. No trabalho, esta é uma pessoa que tende a se responsabilizar pelo que faz e pelo que gera com as suas atitudes.

2- Administração das Emoções: Quem pode exercer o comando das suas emoções como um cavaleiro comandando o seu cavalo, terá a capacidade de pensar sobre o que sente, e escolher como agir diante de cada situação. Esta é uma das maiores liberdades que uma pessoa pode conquistar.

3- Automotivação: Motivar-se com os seus próprios desafios, e manter-se motivado mesmo diante das frustrações este é um dos grandes recursos para se atingir a meta almejada.

4- Empatia: Capacidade de se colocar no lugar do outro, sendo o outro. Repare bem, não é o que você faria neste lugar, mas sim o que o outro, dentro das possibilidades dele pode fazer.

5- Arte do relacionamento: Habilidade de se relacionar com o outro, convidando o que de melhor o outro pode lhe oferecer.

Agora depende de apenas de você. Observe suas emoções, controle seus impulsos e busque o melhor para sua equipe, mesmo que você seja o líder informal.

Fonte: Administradores.com.br
Link: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/inteligencia-emocional-como-base-para-a-lideranca/63624/
« Voltar ao menu
» Artigos
» Dicas Úteis
» Dicas de Leitura
» Links Úteis
   
Todos os Direitos Reservados Politica de Privacidade Produzido por Olho Digital