Empresa Serviços Para Você Responsabilidade Social Contato Home

» Espírito de equipe

Se você é gestor e necessita se aprimorar, este é o artigo certo para você. Entenda que as pessoas são diferentes, possuem sonhos, desejos, objetivos, características e habilidades distintas. As pessoas possuem diferentes dons saiba como usá-los em favor de toda a equipe.

Por Heverton

Uma equipe é formada por um conjunto de pessoas que, trabalham em prol do mesmo objetivo, usando os seus diversos conhecimentos e competências como um todo. Uma equipe conta com um envolvimento maior de todos os seus membros.

A equipe

Uma equipe sempre precisará de um líder, mas nem todos sabem como trabalhar em equipe. Em uma equipe todos trabalham em função dos mesmos objetivos e convivem com as todas as diferenças, sem colocar á tona em alguma discussão os seus defeitos e falhas.

Todos nós somos diferentes uns dos outros, mesmo que tenhamos um irmão gêmeo nossas atitudes e modos de pensar são totalmente diferentes. No entanto, veja o exemplo do voleibol; tanto no masculino como no feminino ambos comemoram a cada ponto feito com um abraço e se unem, e cada ponto sofrido faz à mesma coisa. Quando termina a partida independente de quem ganhou ou perdeu todos os jogadores apertam as mãos dos seus adversários ao sair, é um esporte que serve de exemplo de espírito de equipe.

Aceitando as Diferenças

Como foi dito todos temos diferenças, sejam elas físicas, religiosas, gostos etc. Mais descobrir que diferença tem uns dos outros não difícil é até muito fácil, o difícil é aceitar e conviver com elas.

Por isso devemos pegar exemplos e nos inspirar neles, observe o nosso dia a dia. Todos saem para trabalhar em diferentes empregos em diferentes funções, mas até mesmo na nossa hora de almoço tem alguém trabalhando; repare nas casas lotéricas e nos supermercados, restaurantes e padarias. Se eu precisar pagar alguma conta na minha hora de almoço precisarei que alguém esteja trabalhando para recebê-la pra mim, se eu precisar almoçar fora tenho os restaurantes para me servirem.

Agora observe o gari aquele que recolhe o lixo de nossas casas várias vez por semana, olhe o risco que ele tem de contaminação e o mau cheiro que ele tem que suportar, já parou e refletiu como é difícil e quão pouco ele ganha por isso? E se nós além de for trabalhar todos os dias tivéssemos que arrumar tempo para irmos nós mesmo ao aterro sanitário? A vida é um ciclo onde todos nós precisamos um do outro, até mesmos os mais ricos necessitam que os pobres trabalhem para eles.

A influência

Seja o exemplo de vida para muitos, se um diretor de escolar diz para todos que é proibido fumarem dentro das dependências do colégio, mais ele mesmo fuma que exemplo ele esta dando?

Se um líder disser para a sua equipe parar de agir como um grupo e começar a agir como uma equipe, e ele mesmo não souber distribuir as funções e como conviver com as diferenças o seu ensino é vão.

Hoje as empresas valorizam muito mais pessoas dinâmicas, motivadas, pessoas que sabem trabalhar em equipe e que se valorizam e se respeitam, mas também saibam agir assim com o seu próximo.

A Troca de Informações

Todos nós temos conhecimento e algumas vezes sabemos um pouco mais sobre algo do que outra pessoa, mais nem todas as pessoas gostam de compartilhar o seu conhecimento. É tomado como exemplo um curso que fazemos muitos de nós não falamos tudo que sabemos durante as aulas para que, os nossos colegas que fora dali são nossos concorrentes a vaga de emprego não compartilhem do nosso saber.

Porém quem assim procede também deixa de aprender com o seu próximo, em uma empresa o espírito de equipe é que faz a diferença, talvez até mais do que uma boa liderança. Quando virmos um colega de trabalho em dificuldades mesmo que ele não peça nossa ajuda, se soubermos como ajudá-lo temos por obrigação ajudá-lo. Todos nós temos família todos nós precisamos continuar trabalhando ver o colega de trabalho em situação difícil e não ajudá-lo é atitude de pessoas insensatas.

Quando somos admitidos na empresa, sempre vêm alguém nos treinar e nos dar todas as informações necessárias para operarmos um bom trabalho. Não se devem omitir informações e nem repreender quem esta aprendendo. Repreender quem esta tentando acertar não é troca de informações é falta de sensibilidade.

A União faz a Força

Se acendermos uma vela e assoprá-la, ela se apaga imediatamente, mas se juntarmos várias e várias velas e acendermos e depois soprá-las; mesmo que algumas se apaguem sempre ficaram outras acesas que tornou há acender todas de novo.

A equipe que desse modo proceder será vitoriosa, pois, sabem o que quer dizer espírito de equipe sabe o valor da união o valor do respeito. Isso é espírito de equipe. Assim é comparada uma equipe que tem espírito de equipe; é uma pessoa que cada membro dela faz parte do corpo uns os braços outros as pernas, os olhos, o tronco, a boca e a cabeça.

Todos têm aptidões uns são bons para falar outros para memorizar, alguns para agirem outros para motivar e sempre tem aquela pessoa calma que quando a equipe esta a ponto de explodir vem e apazigua tudo.

Humildade e Empatia

Para termos êxito não só no trabalho em equipe como também na vida, devemos ser humildes, ninguém deve ficar a vida inteira instigando riquezas e descanso, muitos menos atitudes soberbas.

É muito importante reconhecermos nossos pontos fracos e pedir ajuda, não é vergonhoso pedir ajuda é sim vergonhoso dizer que sabe o que esta fazendo e fazer errado. Haja com naturalidade e humildade e nuca se esqueça de se colocar antes no lugar de qualquer pessoa antes de sair atirando pedras.

Aquele que age com humildade e reconhece os seus próprios erros e se coloca no lugar dos outros, esse sim sabe o que esta fazendo, porém isso é apenas o principio do espírito de equipe.

Conclusão

Então ficou claro que ninguém consegue trabalhar em equipe e muito menos com o espírito de equipe sem sinergia, ou seja, conviver com as diferenças alheias. E que a troca de informações é crucial para a estabilidade da equipe.

Também é primordial a união entre as pessoas da mesma equipe, claro é inevitável que surjam conflitos, porém se estiverem unidos sempre terá alguém para apaziguar e unir a todos de novo.

Agradeço a atenção de todos os leitores.

Fonte: Administradores.com.br
Link: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/espirito-de-equipe/62408/
« Voltar ao menu
» Artigos
» Dicas Úteis
» Dicas de Leitura
» Links Úteis
   
Todos os Direitos Reservados Politica de Privacidade Produzido por Olho Digital