Empresa Serviços Para Você Responsabilidade Social Contato Home

» Face a Face

Os meios de comunicação estão evoluindo a todo o momento, mas, nenhum deles deve substituir o contato face a face.

Por Heverton

Todos nós sabemos que o melhor meio de se comunicar e mais seguro que existiu, existe e continuará existindo é face a face, ou seja, olhando nos olhos e conversando. Até a internet que é o meio de comunicação mais rápido e prático, aprovou o face a face sabe como? Por uma câmera, as pessoas se sentem mais seguras quando vêem com quem estão conversando.

No mundo corporativo não poderia ser diferente, quando se cobra face a face se tem os verdadeiros resultados positivos.

Instruindo

Hoje, muitos gestores estão fazendo uso mais intenso de reuniões, palestras de motivação e se envolvendo mais com seus colaboradores pessoalmente, porque sabem que conversar olhando nos olhos faz á diferença. Quando nos comunicamos face a face com nossos superiores muitas vezes temos aquele friozinho na barriga, ansiedade e muitas vezes até medo.

Tudo isso é normal, e vai depender muito de como nossos superiores se apresentam para nós; quando nos mandam um recado quase sempre ele não é passado da mesma forma que foi recebido. Quando se chama a pessoa a quem se quer falar e o instrui pessoalmente, quem esta instruindo tem a oportunidade de dizer: Você entendeu? Repete o que eu te disse.

Lembrando que, tudo que é passado ao colaborador será cobrado dele depois e será cobrado da mesma forma como lhe foi passado. Se pouco lhe instruiu pouco lhe será cobrado, e se foi muito, muito lhe será cobrado, se por intermédio de outros de outros será cobrado.

Cobrando

A cobrança pode ser feita de várias maneiras e por meio de muitas pessoas, porém o bom gestor sabe o quanto cobrar de cada colaborador devido à quantidade de informações que foi compartilhada com ele.

O verdadeiro gestor não cobra de quem não foi ele quem passou informações diretamente, e sim daquele que ele mesmo passou informações, por isso é que muitas vezes vemos aquela hierarquia dentro das empresas como: O diretor cobrando do gerente geral que cobra do gerente de departamento que cobra dos colaboradores de nível operacional.

Não seria justo o diretor vir e cobrar dos colaboradores de nível operacional, claro que ele como diretor tem autoridade para fazer isto e sabe todas as necessidades da empresa, mas, o diretor não esta a todo o momento na empresa e pode acabar exigindo algo que ainda não foi passado aos colaboradores.

A Colheita

Todos nós estamos cientes de que, colhemos aquilo que plantamos. Aquele que se julga líder e acha que por ter alcançado o nível de liderança todos estão sujeito as suas ordens, e por isso pode sair cobrando de qualquer um, desde que seja do seu quadro colaborador, está longe de ser líder.

O bom líder não chegou a esse nível porque as pessoas gostavam dele e sim por mérito! E sabe o valor da perseverança e empatia, sabe se comunicar, instruir e cobrar. Claro que nenhum líder consegue instruir diretamente todos os seus colaboradores, e por isso que ele não cobra de todos diretamente e sim daquele que ele deu tal autoridade. Sendo assim cria-se diretrizes para uma melhor administração e satisfação de todos os colaboradores, não se cobra de quem nada se disse.

O bom líder se mantém focado nas necessidades da empresa e sabe se alguma de suas ordens não esta sendo cumprida, e cobra daquele que ele disse: Fale aos colaboradores x, y e z para fazerem isto. Jamais chega até os colaboradores x, y e z e cobra deles, pois, ele não sabe como foi repassada a sua ordem.

Conclusão

Vimos que, o contato face a face é crucial para instruir e cobrar qualquer colaborador a qualquer momento. E que as cobranças devem ser em cima das pessoas que receberam tais ordens e jamais de terceiros.

Tudo que é passado lhe será cobrado da mesma forma, sendo face a face o contato, quando terminar de instruir use perguntas fundamentais como: Você entendeu? Repete o que lhe disse.

Fonte: Administradores.com.br
Link: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/face-a-face/63458/
« Voltar ao menu
» Artigos
» Dicas Úteis
» Dicas de Leitura
» Links Úteis
   
Todos os Direitos Reservados Politica de Privacidade Produzido por Olho Digital