Empresa Serviços Para Você Responsabilidade Social Contato Home

» Os “ 4” pilares da Administração Estratégica.

Uma boa estratégia depende da ação de quatro pilares interdependentes, o que pode explicar o sucesso das organizações públicas e privadas. A sustentação da estratégia das empresas de sucesso, encontra-se fortalecida em quatro pilares.



Por Rosival Fagundes

Uma boa estratégia depende da ação de quatro pilares interdependentes, o que pode explicar o sucesso das organizações públicas e privadas. A sustentação da estratégia das empresas de sucesso, encontra-se fortalecida em quatro pilares:

Pilar n.1 . O verdadeiro papel do líder e de sua equipe executiva, na valorização das pessoas. Administrar de forma estratégica é um meio de alcançar os resultados da organização, por intermédio das pessoas. Mas, quem são estas pessoas? O líder e sua equipe de colaboradores, principais responsáveis pela execução da estratégia. Se o líder é fraco, é um pilar que tomba e a estratégia não funciona.

Pilar n.2. Foco Estratégico. Criado pelo líder e disseminado e executado na organização por uma equipe de colaboradores altamente comprometida. O foco deve ser claro, simples e inspirador, possibilitando à equipe entender aquilo que está sendo alcançado. Uma organização sem foco claro, é mais um pilar que tomba e a empresa quebra.

Existe uma técnica criada por Michael Porter, para identificar o perfil estratégico da organização, e tem como base a tipologia de estratégias genéricas a saber: estratégias de liderança em custos, diferenciação e enfoque.

Na implementação da estratégia de liderança em custos, as empresas que seguem essa estratégia buscam reduzir seus custos em atividades que não agregam valor, utilizando o mais racionalmente possível os fatores de produção. A empresa minimiza sua estrutura de custos para buscar a liderança por meio da redução dos preços. Na estratégia de diferenciação, a empresa se posiciona, criando e comercializando produtos ou serviços exclusivos para o mercado de massa. Na estratégia de enfoque, a empresa procura segmentar o mercado, descobrindo um nicho, focando em um ou poucos grupos de consumidores.

Pilar n.3. Riscos assumidos. Toda aposta tem risco. Só que os riscos devem ser assumidos, pois o maior perigo na vida é o de não arriscar nada. "Rir é arriscar a parecer tolo. Chorar é arriscar-se a parecer sentimental demais. Buscar o próximo é arriscar-se ao envolvimento. Apostar nos sonhos é arriscar-se a passar por ridículo. Amar é arriscar-se a não ser retribuído". A pessoa que não arrisca nada, não tem nada, não é nada".

Assumir riscos calculados é a melhor estratégia. Potencialize os seus pontos fortes para responder às oportunidades do ambiente competitivo, neutralizando as ameaças e evitando as fraquezas. Transforme suas fraquezas em novas forças, e ameaças em oportunidades. É preciso estar atento ao ciclo de vida da empresa, reinventando sempre o negócio, criando novas demandas e novos mercados. Tenha afinidade com o ramo de negócio, conhecimento do setor em que vai investir. Evite entrar em setores já saturados.Tudo muito concorrido é sempre pouco rentável.

Pilar n.4 Sustentação nos riscos assumidos.

É quase impossível um líder conseguir alcançar o sucesso na estratégia sem os devidos recursos. A sustentação da estratégia depende dos recursos gerados através das parcerias, alianças, redução de custos, desenvolvimento da equipe. Se tombar um dos quatro pilares, a empresa fecha, pela ausência da gestão financeira e da fragilidade na gestão de pessoas. Profissionalize a gestão de sua empresa através de consultorias, capacitação nas áreas de finanças e marketing. É aconselhável fazer um diagnóstico das áreas funcionais, comparando a empresa a seus concorrentes, como por exemplo:

"Se em um determinado setor o padrão do atendimento ao cliente é excelente, possuir um atendimento bom coloca a empresa em situação de desvantagem. Por outro lado, se o padrão da empresa for baixo, e sua empresa tem um atendimento bom, já a coloca à frente de seus concorrentes".

Fonte: Administradores.com.br
Link: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/os-4-pilares-da-administracao-estrategica/61231/
« Voltar ao menu
» Artigos
» Dicas Úteis
» Dicas de Leitura
» Links Úteis
   
Todos os Direitos Reservados Politica de Privacidade Produzido por Olho Digital